A sustentabilidade está cada vez mais em destaque em diversos setores, e no turismo não poderia ser diferente. Segundo pesquisa realizada pela Booking.com 71% dos viajantes priorizam por viagens mais sustentáveis e 38% disseram que pesquisam sobre práticas sustentáveis realizadas por um estabelecimento antes de confirmar a reserva.
Estas demandas por um turismo mais sustentável refletem uma mudança de paradigma nas preferências de viagem. Viajantes conscientes buscam agora experiências que ofereçam não apenas descanso e lazer, mas também uma imersão respeitosa na cultura local e um impacto positivo nas áreas visitadas. À medida que a consciência ambiental aumenta globalmente, a demanda por experiências de viagem que respeitem os princípios da sustentabilidade também cresce.
Estas mudanças impulsionam a transformação do setor de turismo em direção a modelos mais éticos e sustentáveis, e a oferta de produtos e serviços que atendam a esses novos critérios se torna imprescindível. Isto significa que eles deverão minimizar a pegada ecológica e promover uma relação mais harmoniosa e benéfica entre turistas, comunidades locais e o meio ambiente.
Mas, o turismo sustentável não se resume à mera visitação a um ambiente paradisíaco, envolve muito mais que a apreciação paisagística, inclui também a busca por hospedagens e ambientes para sua alimentação que promovam o máximo de práticas sustentáveis, se preocupando com a economia de água e energia, gerenciamento adequado dos seus resíduos e locais que buscam equilibrar as experiências gastronômicas com responsabilidade ambiental e social. Quanto maior for a experiência turística memorável, mais tende a ocorrer práticas sustentáveis; o viajante poderá retornar a sua realidade com novos aprendizados, os quais poderão gerar mudanças de atitudes e contribuir para um mundo melhor e ainda agregar valor aos locais visitados.
O turismo sustentável vem ganhando cada vez mais espaço como uma força motriz para a conservação do patrimônio natural e cultural e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. E, ainda que desafios permaneçam, o turismo sustentável representa uma direção promissora para o futuro, onde viagens enriquecedoras e responsáveis serão a norma, e não a exceção. E desta forma, assegurando que o turismo continue a ser uma fonte vital de emprego e prosperidade para as comunidades ao redor do mundo.
Texto elaborado por:
Camila Burigo Marin e Kátia Naomi Kuroshima
Soluções Sustentáveis
*** Imagens fonte: www.unsplash.com
Comments